Estudantes de Edificações realizam vivência sobre deficiência visual – Campus Umuarama

Estudantes de Edificações realizam vivência sobre deficiência visual

Os estudantes do 1º ano do curso técnico em Edificações integrado ao Ensino Médio vivenciaram ontem (20), no campus Umuarama, uma prática sobre deficiência visual. Cada aluno precisou percorrer,  vendado, um trecho estabelecido pela professora tendo um amigo como guia. No percurso os estudantes tiveram que descer rampas, subir escadas, assinar listas e caminhar pelos pisos táteis que existem nas calçadas do campus.
Após a prática, os estudantes ouviram a áudio-descrição de um curta-metragem juvenil sem ver as imagens. Em seguida, o mesmo filme foi exibido com as imagens. O objetivo foi mostrar a realidade vivida pelos deficientes visuais no dia-a-dia.
As dificuldades experimentadas foram discutidas na sala de aula e todos puderam comentar o que haviam achado de serem guiados e de guiarem. Todos foram unânimes em expor o medo de caírem ou baterem em obstáculos quando estavam vendados,. Quando eram guias os estudantes relataram que sentiram uma responsabilidade muito grande em conduzir.
A dinâmica faz parte do conteúdo da disciplina de Ergonomia Aplicada ao Espaço Construído, em que estão sendo trabalhados os temas da NBR-9050 sobre acessibilidade. No mês passado os estudantes puderam vivenciar dificuldades na locomoção sobre cadeiras de rodas.

Confira as fotos: