Estudantes do IFPR realizam plantio de árvores para neutralizar emissões de carbono – Campus Umuarama

Plantio de árvores

Os estudantes do 4º ano do curso técnico em Química integrado ao ensino médio do IFPR, campus Umuarama, fizeram o plantio de 20 mudas de árvores no Parque Municipal dos Xetás na tarde de hoje (06). Foram plantadas mudas de árvores nativas da região, como gurucaia, angico, timburi, ipê roxo e jequitibá, doadas pelo viveiro do IAP. “Essas árvores já têm um ano e meio e a porcentagem de sobrevivência é grande, pois já não sentem tanto a seca e são mais resistentes a formigas e pragas”, explica José Brito, técnico do viveiro do IAP.
A atividade faz parte do conteúdo da disciplina de Química e Gestão Ambiental e tem o objetivo de neutralizar as emissões de gases de efeito estufa, principalmente gás carbônico, da comitiva da cidade que participou do Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR em Pinhais, em outubro desse ano.
O cálculo leva em consideração o número de pessoas no evento (geração de resíduos sólidos e esgoto, e consumo de eletricidade e gás) e a quilometragem percorrida de ônibus e avião.
Para a neutralização total do evento, devem ser plantadas 609 mudas em dezessete campus do IFPR.
Segundo a estudante Creir da Silva, “a ação foi interessante porque conseguimos mensurar o impacto gerado no meio ambiente durante o evento em Pinhais. Não plantamos apenas as árvores, sabemos que reduzimos o impacto do aquecimento global. Hoje isso é importante”, concluiu.

Confira abaixo a quantidade de árvores que devem ser plantadas pelos outros campus do IFPR para a mesma finalidade:

Assis Chateaubriand – 31
Campo Largo – 27