Alunos de Tapejara produzem e exibem curtas de stop motion incentivados pelo projeto IFPipoca

Na última sexta-feira (24) alunos do 1° ano do ensino fundamental da Escola Francisca Dutra, de Tapejara, assistiram a vídeos de curta metragem produzidos pelos alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, também de Tapejara. A atividade foi coordenada pela professora Eliane Leandra de Abreu Clemente e orientada pelos professores Helen Lopes Teixeira Alonso e José Leandro da Trindade.

“A ideia surgiu pelo convite recebido para o 6º IFPipoca Semana da Criança, que aconteceu em outubro desse ano em Umuarama, exibindo filmes de curta metragem para as crianças. Como não conseguimos transporte para assistir aos curtas no horário da faixa etária adequada, os jovens assistiram aos curtas infantis. Um dos filmes exibidos foi “Doce Ballet”, produzido por stop motion, e os alunos se interessaram pela técnica e aceitaram o desafio”, conta Eliane.

Na semana após a participação no IFPipoca, os professores responsáveis dividiram as turmas matutinas, de 23 alunos, e vespertina, de 22 alunos, em grupos de três a quatro adolescentes e distribuíram massinha de modelar para eles criarem personagens e formar suas histórias. O aluno Alexandro Dias e o professor José Leandro fotografaram e editaram cada conto. Em entrevista, as crianças disseram que gostaram muito da experiência. “No início achamos um pouco difícil e trabalhoso, mas nos surpreendemos por ter conseguido fazer”, concluiram.

A professora Helen comentou que os professores ficaram “encantados com a criatividade e dedicação dos alunos, pois atividades assim oferecem oportunidades para as crianças demonstrarem seu potencial”.

A coordenadora Eliane destacou que outro ponto importante que notaram foi que o trabalho em grupo aproximou os colegas, fazendo-os ajudar um ao outro em suas necessidades. “Alguns adolescentes mais tímidos puderam interagir com todos os integrantes dos vários grupos e ajudaram bastante”, completou.

Confira algumas fotos: