Professores e aluno do IFPR participarão da Semana Literária do SESC – Campus Umuarama

Professores e aluno do IFPR participarão da Semana Literária do SESC

Professores do IFPR campus Umuarama lançarão um livro infanto-juvenil ilustrado na abertura da 36ª Semana Literária do SESC na próxima segunda-feira (18) às 19h30min no Salão Social do Sesc. A obra, intitulada “As aventuras de Téo e Sofia”, tem texto de Máriam Trier (engenheira), ilustrações de Claudio Mangini (designer) e revisão de Samuel Ronobo Soares (linguista) e foi publicada com recursos do próprio IFPR e da UniCesumar, de Maringá.

A história tem elementos do folclore brasileiro, o Curupira, mas traz a ciência como principal tema, onde os personagens fazem viagens fantásticas para observar o movimento que permeia todo o universo. “Assim, as crianças podem se interessar por ciência e observar as conexões entre diferentes elementos. A ilustração torna a leitura mais atraente e completa o conceito de interdisciplinaridade, pois é possível aprender sobre ciência com arte”, explica Máriam. “Escrevi o texto inspirada no livro “O Tao da Física”, de Fritjof Capra”, completa. Os livros serão distribuídos gratuitamente para escolas de ensino fundamental de Umuarama e bibliotecas. Estarão a venda alguns exemplares do título.
Além do lançamento do livro, os professores participarão da programação “Um escritor na biblioteca” durante a semana. O professor Samuel Soares, juntamente com o estudante do IFPR Valter Mateus Quirino Vidigal, conversarão com o público jovem na quarta-feira (20) sobre “Cultura Pop Japonesa: mangás e animes”. O professor Claudio Mangini fará uma oficina de desenho e ilustração na quinta-feira (21) para adolescentes da Guarda Mirim e a professora Máriam Trier conversará com estudantes na sexta-feira (22) sobre o processo de criação da obra lançada.

A Semana Literária é coordenada por Vanesa Rodrigues e Alessandro Salgado.

As Aventuras de Téo e Sofia