IFPR – Umuarama conquistou 2° lugar na Olimpíada de Robótica – Campus Umuarama

IFPR – Umuarama conquistou 2° lugar na Olimpíada de Robótica

Nesta sexta (25), em Curitiba, aconteceu a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica. A equipe do Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Umuarama conquistou o 2° lugar geral na classificação de um total de 87 equipes participantes. Com esse resultado, nossa equipe irá competir a fase nacional da OBR, onde as 2 melhores equipes de cada estado do Brasil disputam a fase Nacional.

Na categoria “seguidor de linha”, os alunos e professores aplicam conceitos que podem viabilizar inovações tecnológicas diversas como, por exemplo, o carro autônomo, engrenagens e mecanismos mecânicos, programação de vários tipos de máquinas, entre outras que são de interesse da indústria.
No campus, o projeto é coordenador pelo professor Marcelo Rafael Borth desde 2015, e conta com a colaboração do prof. Douglas Mariano dos Santos. O ótimo resultado na olimpíada advém de um grande esforço dos participantes do projeto, mas não seria alançada sem a forte dedicação coletiva de todos os servidores do campus.

Missão da Olimpíada

A missão se caracteriza por simular um ambiente de desastre em mundo real onde o resgate de vítimas precisa ser feito por robôs. Em um ambiente hostil, o robô precisa ser completamente autônomo para cumprir sua missão de seguir uma trilha cheia de obstáculos e desafios. O robô terá que ser ágil para superar terreno hostil (redutores de velocidade) sem ficar preso; atravessar terrenos desconhecidos (gaps na linha) onde a trilha não pode ser reconhecida; desviar de escombros (obstáculos) e subir montanhas (rampa) para conseguir salvar a vítima (bolinha), transportando-a para uma área segura (ponto de evacuação) onde os humanos podem assumir os cuidados da vítima.