Estudantes do IFPR visitam aterro sanitário de Umuarama – Campus Umuarama

Estudantes do IFPR visitam aterro sanitário de Umuarama

Os estudantes do 4º ano do curso técnico em Química Integrado ao Ensino Médio visitaram o aterro sanitário de Umuarama na última quarta-feira (28). Os estudantes foram recepcionados pelo técnico ambiental Valério Silva, da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que explicou a dinâmica do aterro de recebimento dos resíduos, forma de compactação, tempo de vida útil da nova célula, drenagem de gases e líquidos, tratamento biológico do chorume e funcionamento da Cooperativa de Catadores de Recicláveis de Umuarama (CooperUma).

A atividade faz parte do conteúdo da disciplina de Química e Gestão Ambiental, ministrada pela professora Máriam Pereira, que contou com o apoio dos professores Lincoln Kotsuka e Patrícia Magalhães e o técnico Augusto Santos, que fez fotos e filmagens com o drone do IFPR.
“A próxima etapa da atividade com os estudantes é a criação de quatro vídeos educativos sobre a poluição do solo rural e a disposição de resíduos sólidos urbanos, de saúde e da construção civil. Esses vídeos serão disponibilizados na página do IFPR e servirão de alerta sobre o assunto para a população”, comenta a professora Máriam.