Foi realizado a primeira atividade de campo do projeto de extensão “Manutenção e utilização sustentável dos mananciais que abastecem a região de Umuarama-PR” – Campus Umuarama

Na sexta-feira, 30/06/2017, tiveram início as atividades de campo do projeto de extensão “Manutenção e utilização sustentável dos mananciais que abastecem a região de Umuarama-PR”, desenvolvido por estudantes e professores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPR, campus Umuarama. O Projeto, que tem apoio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), está sendo executado pelos alunos Jonathan Mantovani e Bruna Souza, sob a coordenação das professoras Patrícia Gomes e Norma Barbado, e apoio do professor Danilo Barbosa e do técnico Augusto Santos.

As coletas foram realizadas em diferentes pontos da bacia hidrográfica do rio Piava, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do rio Piava, para avaliar os parâmetros físico-químicos e biológicos de qualidade da água. O objetivo deste estudo é incorporar a questão ambiental no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em toda sua complexidade, inserindo na discussão e nas práticas educativas, as questões socioambientais, sensibilizando os alunos, bem como toda a população envolvida, quanto à importância da preservação dos recursos hídricos, e consequente manutenção do manancial que abastece o município de Umuarama.

Trabalho em campo.