Estudantes do curso técnico em Edificações realizam vivência de acessibilidade e inclusão – Campus Umuarama

Na última segunda-feira (24), a turma do 1º ano do curso técnico em Edificações integrado ao ensino médio, do campus Umuarama, concluiu uma vivência sobre acessibilidade e inclusão como parte do conteúdo da disciplina de Ergonomia Aplicada ao Espaço Construído, ministrada pela professora Máriam Trier.
A prática consistiu no deslocamento dos estudantes da sala de aula até a biblioteca do campus em uma cadeira de rodas, sem ajuda de colegas. O objetivo da atividade foi sensibilizar os estudantes para a importância da aplicação da norma brasileira NBR 9050/04, que trata de “Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos”. Para a aluna Ariele de Mesquita, a ação serviu para entender como é difícil ser cadeirante, pois tarefas simples se tornam demoradas e exigem força nos braços.
Como complementação da prática, os estudantes fizeram medições de escadas, rampas e corredores para a comparação com a norma.
Para finalização do conteúdo, os alunos farão uma análise de acessibilidade e inclusão no comércio local e em outros edifícios públicos.
Fotos: Tânia Alves Carvalho