CAPES aprova o Mestrado em Sustentabilidade associação entre UEM e IFPR – Campus Umuarama

CAPES aprova o Mestrado em Sustentabilidade associação entre UEM e IFPR

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou na  169ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), a criação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Mestrado em Sustentabilidade da Universidade Estadual de Maringá em associação com o Instituto Federal do Paraná, que inicia as atividades em nível de mestrado acadêmico. O Programa é resultado de uma associação entre a UEM e Instituto Federal do Paraná (IFPR) e será ofertado nos Campus Regionais da UEM e IFPR, em Umuarama.
Com área de concentração em Sistemas Sustentáveis, as atividades serão desenvolvidas sob a visão sistêmica e integrada na sustentabilidade, com habilidades e competências interdisciplinares para a abordagem integral de problemas envolvendo diferentes enfoques disciplinares. Serão duas linhas de pesquisas, uma delas é Manejo Sustentável de Recursos Naturais, que tem como proposta produzir conhecimento como subsídio à produção de diagnósticos, prognósticos, avaliações e relatórios para uso das políticas de planejamento e gestão do território.
A outra linha é Tecnologia de Produtos Naturais, cujo foco é atuar em estudos sobre as formas extrativas, as caracterizações físico-químicas e as avaliações biológicas dos compostos bioativos obtidos de produtos naturais, potencialmente úteis e de forma associada com o manejo sustentável aplicado na agricultura e diferentes setores industriais.
Dentro de uma proposta interdisciplinar, o Programa tem como público alvo os graduados nas mais diversas áreas. “A própria estrutura interdisciplinar do currículo do Programa concebe o caráter da formação para a sustentabilidade, em sua visão sistêmica e integrada. Ao profissional de uma área específica, portanto, será dada uma competência intersetorial”, explica a professora Cristiane Mengue Feniman Moritz, Professora da UEM, Campus Regional de Umuarama e pré-candidata à coordenação do programa de Mestrado juntamente com o Professor Otávio Akira Sakai do IFPR. Cristiane explica ainda que serão utilizadas as estruturas das duas instituições envolvidas (UEM e IFPR). De acordo com o prof. Otávio a parceira das duas instituições de ensino para o curso de mestrado é um marco para região fortalecendo as pesquisas sobre sistemas sustentáveis e a formação de recursos humanos para região do Arenito Caiuá.
Na primeira seleção do curso serão ofertadas 19 vagas, ampliando esse número para 33 no ano seguinte. O edital de seleção ainda não foi publicado.
Com a aprovação desse novo programa o IFPR contabiliza seu segundo programa de mestrado aprovado pela CAPES para o ano de 2017.

Fonte: ASC UEM