Licenciatura em Ciências Biológicas lança Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) no IFPR Campus Umuarama – Campus Umuarama

Na manhã de segunda-feira (25), marcando o 5º aniversário do Câmpus Umuarama, o colegiado do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas implantou o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), com o objetivo de avaliar a atual situação do câmpus no trato com os resíduos sólidos e alertar para a importância da adequação do ambiente.

Através da educação ambiental, espera-se uma mudança de comportamento, proporcionando à comunidade escolar um ambiente saudável e equilibrado, melhorando o convívio interpessoal.

Conforme a coordenadora do curso, Professora Norma Barbado, é necessário atribuir novo sentido ao lixo. “A palavra ‘lixo’ é derivada do termo latim lix, que significa ‘cinza’. No dicionário, ‘lixo’ quer dizer imundície, coisas inúteis, velhas, sem valor”, explica a professora Norma. “Muitos materiais que sobram das nossas atividades diárias podem ser reciclados; outros podem ser reutilizados. A matéria orgânica pode ser encaminhada para compostagem. Diante do exposto, hoje não podemos mais chamar o que sobra de ‘lixo’, pois não geramos apenas cinzas; geramos resíduos, motivo de preocupação devido aos transtornos que podem causar, caso sejam destinados incorretamente”, complementa.

No Brasil, um grande passo nessa direção foi dado com a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), que destaca a responsabilidade compartilhada do poder público e dos geradores. “O Instituto Federal do Paraná, Câmpus Umuarama, é uma referência em ensino e quer ser pioneiro em ações que visem ao bem-estar social e à qualidade ambiental. Diante do cenário nacional, não podemos ficar de fora do que pede a legislação vigente. Por isso, é indispensável a adoção de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, ferramenta que possibilita minimizar os impactos negativos associados à educação ambiental, à reciclagem e ao destino final adequado”, reafirma Norma.

O Câmpus Umuarama conta com a colaboração de todos, alunos, servidores e terceirizados, pois o sucesso do PGRS no câmpus depende de suas atitudes. Espera-se que, dentro de pouco tempo, o câmpus possa servir como modelo de um bom gerenciamento dos resíduos na sociedade paranaense.