Processo Seletivo 2013 foi Realizado neste Domingo (16) – Campus Umuarama

Processo Seletivo 2013 foi Realizado neste Domingo (16)

Estudantes de sete estados brasileiros fizeram neste domingo as provas para ingresso nos cursos técnicos e superiores do Instituto Federal do Paraná (IFPR). De um total de 11.180 candidatos com inscrição efetivada, 8.853 compareceram aos locais de prova, o que resulta em um índice de ausência de 20,8%. Em Umuarama, 387 estudantes disputaram 230 vagas nos cursos Técnico em Química, Técnico em Informática, Técnico em Desenho da Construção Civil, Técnico em Design de Móveis, Técnico em Orientação Comunitária e Técnico em Agronegócio. O índice de faltantes chegou a 12%.

Esta é a primeira vez em que a seleção para os cursos técnicos e superiores do IFPR está sendo realizada no mesmo processo seletivo. Também é o primeiro exame em que as principais etapas do certame estão, totalmente, sob a responsabilidade da instituição.
Dentre aplicadores, coordenadores, fiscais e inspetores, foram recrutadas mais de 600 pessoas, a maioria servidores do próprio IFPR. “Realizado simultaneamente em 14 cidades, com o apoio do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), este Processo Seletivo consolida o IFPR enquanto instituição, reafirmando a nossa identidade”, avalia o pró-reitor de Ensino e presidente da Comissão de Processo Seletivo, Ezequiel Westphal, ao ressaltar que o Instituto prima pela inclusão socioeducacional e pelo respeito às diferenças e garantia dos direitos fundamentais.

Ao todo, para 2013, são ofertadas 3009 vagas em 87 cursos técnicos e superiores. Durante a aplicação das provas, não houve qualquer ocorrência ou falha grave.

Sobre os candidatos

Dos 11.180 candidatos com inscrição efetivada, 10.909 residem no Paraná. Os demais são de Santa Catarina (258); São Paulo (20); Rio Grande do Sul (5); Mato Grosso do Sul (1); Mato Grosso (2) e Espírito Santo (2). Também foi registrada a inscrição de um estudante do exterior.
Do total de candidatos com inscrição efetivada, 658 são de inclusão racial; 4107 de inclusão social; 16 são indígenas; 6364 correspondem à concorrência geral e 53 são pessoas com deficiência. A maioria, 6054, é do sexo masculino. As mulheres totalizam 5144 inscrições efetivadas.

A maioria dos candidatos aos cursos técnicos subsequentes e superiores optou pelo Espanhol na Prova de Língua Estrangeira Moderna: 4410. Preferiram a prova de inglês 2743 candidatos – os 4045 restantes, número que corresponde aos candidatos a cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, não precisaram resolver a prova de língua estrangeira.

Próximos passos

O gabarito provisório das questões objetivas será publicado no site do IFPR nesta segunda-feira (17) até às 22h. Os recursos deverão ser protocolados até às 22h do dia 19 de dezembro de 2012. O resultado será publicado até o dia 18 de janeiro de 2013.

Confira as fotos no Facebook do Campus.