Cursos Técnicos 2012: Matrículas de Candidatos Aprovados Iniciam Hoje – Campus Umuarama

Cursos Técnicos 2012: Matrículas de Candidatos Aprovados Iniciam Hoje

Tem início hoje (23) e segue até a próxima sexta-feira (27) o período destinado para a matrícula dos candidatos aprovados no Processo Seletivo 2012 para os Cursos Técnicos de Nível Médio do IFPR (Edital 72/2011). Para facilitar o processo de matrícula dos mais de 2600 estudantes nos 70 cursos que serão oferecidos em 2012, foi estabelecida uma Agenda para Registros Acadêmicos, contendo os dias e horários destinados para cada curso.

As matrículas devem ser realizadas na Secretaria Acadêmica do Câmpus que oferece o curso para o qual o candidato foi aprovado. Para realização do procedimento, deve-se apresentar os seguintes documentos:

a) Uma fotocópia autenticada, ou cópia simples mediante apresentação do original, da cédula de identidade ou do Registro Nacional de Estrangeiros (no caso de estrangeiros)

b) Uma fotocópia autenticada, ou cópia simples mediante apresentação do original, do CPF, documento oficial que contenha o número do CPF ou comprovante de situação cadastral do CPF (obtido no site www.receita.fazenda.gov.br).

c) Uma fotocópia autenticada, ou cópia simples mediante apresentação do original, da Certidão de Nascimento ou de Casamento.

d) Comprovante de residência (água, luz ou telefone).

e) Uma fotografia tamanho 3×4 recente.

f) Uma fotocópia autenticada, ou cópia simples mediante apresentação do original, do comprovante de quitação com o Serviço Militar (candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos).

g) Para os candidatos que foram aprovados nos Cursos Técnicos Subsequentes que exigem como requisito o Ensino Médio: Uma fotocópia autenticada, ou cópia simples mediante apresentação do original, do Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente (Certificado de conclusão do Ensino Médio, Diploma de conclusão de Ensino Superior registrado).

h) Para os candidatos que foram aprovados nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio que exigem como requisito o Ensino Fundamental: Uma fotocópia autenticada, ou cópia simples mediante apresentação do original, do Histórico Escolar do Ensino Fundamental ou equivalente (Certificado de conclusão do Ensino Fundamental).

i) Para os candidatos que foram aprovados nos Cursos Técnicos Concomitantes ao Ensino Médio, que exigem como requisito a matrícula no Ensino Médio, a partir do 2º ano: Uma fotocópia autenticada, ou cópia simples mediante apresentação do original, do Histórico Escolar parcial do Ensino Médio e Declaração de Matrícula no 2º ou 3º ano do Ensino Médio (obtida junto à instituição onde frequenta o Ensino Médio).

j) Autodeclaração de que é de cor preta ou parda e possui traços fenotípicos que o caracterizam na sociedade como pertencente ao grupo racial negro (para os candidatos aprovados para as vagas destinadas à inclusão racial).

k) Cópia autenticada do histórico escolar, ou cópia simples mediante apresentação do original, a fim de comprovar que cada uma das séries de seus estudos de Ensino Fundamental, no caso de registro acadêmico em cursos que exigem o Ensino Fundamental, ou que cada uma das séries de seus estudos de Ensino Fundamental e médio, no caso de cursos que tem exigência o Ensino Médio, foi cursada com aprovação em Escola Pública (para os candidatos aprovados para as vagas destinadas à inclusão social).

l) Documento que recomende sua inclusão no programa assinado pelo chefe da aldeia (comunidade indígena) onde reside e pelo chefe do posto local da FUNAI ou apresentar documento assinado pela FUNAI que recomende sua inclusão no Programa, no caso de estudantes indígenas residentes em áreas urbanas (para os candidatos que foram aprovados para as vagas destinadas aos candidatos indígenas).

d) Atestado médico que comprove sua deficiência, de acordo com a relação de deficiências presentes no Decreto Federal nº 3298/99 (para os candidatos aprovados para as vagas destinadas aos candidatos portadores de deficiência).

O procedimento de matrícula pode ser realizado pelo representante legal do candidato, por meio de procuração pública ou instrumento particular, desde que com firma reconhecida em Cartório. Os candidatos classificados para as vagas de inclusão racial deverão realizar a matrícula pessoalmente, tendo em vista a necessidade de realização de entrevista com a banca de Validação da Autodeclaração.

O candidato que não efetivar o respectivo registro acadêmico no período estipulado perderá o direito à vaga. Após o período de realização de matrículas, será publicada 2ª Chamada no dia 31 de janeiro de 2011.