Estudantes do IFPR gravam programa de rádio Arte Flamenca – Campus Umuarama

Estudantes do IFPR gravam programa de rádio Arte Flamenca

Nesta última quinta-feira (9) três estudantes do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Umuarama, gravaram o programa de rádio Arte Flamenca junto com a professora e coordenadora do projeto, Máriam Trier. As alunas fizeram pesquisa sobre artistas, músicas e curiosidades flamencas e escolheram 6 músicas para tocar em programas que irão ao ar nas próximas semanas.

A estudante do Curso Técnico em Design de Móveis, Ivone Cortonezi, participou da gravação do programa que vai ao ar no dia 16/12 (quarta-feira), com reprise no dia 19/12 (sábado). Para o programa ela escolheu os seguintes artistas: Camaron de la Isla, Paco de Lucía, Dalida y Sebástian, Niña Pastori, o grupo Fondo Flamenco e o grupo Luces Del Alba. “Escolhi esses artistas porque meus ritmos flamencos preferidos são as Alegrias, as Rumbas, os Tangos e as Sevillanas. São ritmos alegres e de alto-astral!”, disse Ivone.

Aline Campos, estudante do Curso Técnico em Informática, participou do programa gravado logo em seguida e que vai ao ar no dia 23/12 (quarta-feira) e será reprisado no dia 26/12 (sábado). Ela escolheu as músicas que mais gostou em um site especializado em flamenco. Em seu programa serão tocadas músicas com Carmen Linares, Niña Pastori, Camarón de la Isla, Diego Carrasco, Miguel Poveda e José Mercé. “Existem muitas músicas lindas, mas tive que escolher apenas seis para o programa. Já guardei outras músicas para quando for gravar novamente. Já estamos preparando programas especiais!”, comentou Aline.

O último programa do ano foi gravado com a participação da estudante do Curso Técnico em Informática, Bruna Karen Cardoso. Seu programa irá ao ar no dia 30/12 (quarta-feira) com reprise no dia 01/01/2011 (sábado). Bruna escolheu músicas dos artistas: Paco de Lucía, Pepe de Lucía, grupo Ketama, Cañizares, Lola Flores, Isabel Pantoja e Manolo Franco. “Não conhecia, mas amei o flamenco. Tem algumas músicas mais pesadas, mas na rádio tocamos as que são mais legais. Sei que os ouvintes irão adorar!”

A professora e coordenadora do projeto IFPRádio diz que as alunas, que já participavam do projeto de dança flamenca, ficaram bastantes motivadas com o convite para participar do programa. “Esse é mais um estímulo para que elas busquem o conhecimento do flamenco e sejam multiplicadoras na divulgação dessa arte. Além, é claro, de dar oportunidade para que elas conheçam o universo de um magnífico meio de comunicação, o rádio.”

O programa Arte Flamenca é apresentado pela professora Máriam Trier e vai ao ar todas às quartas-feiras e sábados, às 9 horas da manhã, na Rádio Universitária (FM 107,7) ou em tempo real pela página www.rup.org.br.