Estudantes do Curso Técnico em Design de Móveis do Instituto Federal apresentam exposição de maquetes de mobiliário – Campus Umuarama

No dia 07 de dezembro passado, os estudantes do segundo módulo do Curso Técnico em Design de Móveis do Instituto Federal do Paraná (IFPR) fizeram uma exposição de maquetes de mobiliário de cozinha, resultante de estudos realizados na disciplina Modelagem e Maquetaria, sob a orientação do professor Leandro Dias Lourenço, cujo tema da exposição é “Dobradura”.

Maquete é um modelo em escala reduzida de uma obra ou projeto de arquitetura, design, engenharia, topografia, cenografia, etc. Pode ser usada como esboço ou peça de estudo destes projetos, ou para sua apresentação e divulgação. Em casos mais raros, a maquete pode ser também um modelo ampliado.

Foi estudada, para a elaboração das maquetes, a junção das peças por meio de corte e colagem além das dobraduras feitas com os papeis.

A maquete é um recurso didático que permite a visualização tridimensional do produto projetado, apresentando de forma clara a noção de espaço, pois a maioria das pessoas apresenta dificuldades em visualizar algo a ser construído.

O exercício de construção da maquete, além de exercer um efeito terapêutico, vem minimizar essa deficiência, pois estimula o estudante a transformar o bidimensional (projeto) para o tridimensional (maquete).

Em geral, a teoria da comunicação não está restrita à capacidade expressiva dos símbolos gráficos, mas também inclui a comunicação por meio de sons, linguagem oral e escrita, mímica, figuras, estejam elas em movimento ou não.

Para a confecção das maquetes os estudantes utilizaram papel duplex, papel paraná, cola branca, tintas, papel tríplex, cola superbonder, verniz, papel alumínio e placa colorida.

O exercício se tornou divertido e permitiu uma grande interação entre os estudantes que discutiram bastante sobre as diversas metodologias que poderiam ser utilizadas para se chegar ao resultado esperado, que por sinal foi surpreendente, e pode ser conferido no campus Umuarama do IFPR, pois as maquetes ficarão expostas até dia 21/12 no hall de entrada do pavilhão didático.