Campus Umuarama retorna do JIF Paraná com medalhas – Campus Umuarama

Campus Umuarama retorna do JIF Paraná com medalhas

O I Jogos do Instituto Federal do Paraná (JIF Paraná), realizado no fim de semana (19 a 21) em Palmas, teve como resultado final o aumento da motivação dos 350 alunos-atletas e o estreitamento das relações entre as 12 unidades participantes. Para além da classificação, os jogos expressaram o caráter coletivo de uma instituição multicampi e reforçaram que o esporte, se bem praticado, como foi o JIF, conduz à união, ao respeito e ao fortalecimento da identidade que cada um mantém com o Instituto Federal do Paraná.

“Os jogos foram um sucesso. Houve grande participação da comunidade palmense prestigiando o evento. Os atletas tiveram um comportamento exemplar, com verdadeiro espírito olímpico”, afirmou o coordenador técnico do Campus Palmas, Cézar Ribeiro. “A participação de 12 campi no evento mostra que houve grande mobilização de todos para que fosse possível realizar jogos dessa magnitude”, completa.

O coordenador de Ações Esportivas do IFPR, Francisco Trautwein, lembrou de todo o esforço e articulação para a realização do JIF, como reuniões, treinamento das equipes, transporte, alimentação, alojamento, arbitragem, premiação, entre outros. “Temos que destacar os professores, colaboradores e diretores de todos os campi que não mediram esforços para estarem presentes”, destacou.

Para as próximas edições, a ideia é superar eventuais dificuldades e tornar o JIF uma referência e tradição. Em 2011, os jogos serão realizados na cidade de Ivaiporã; os de 2012 ocorrerão no Campus de Foz do Iguaçu. Além disso, para o próximo ano, o IFPR receberá o 1º Encontro de Esporte e Lazer dos Institutos Federais da Região Sul.

Classificação

Os Jogos foram disputados em 16 modalidades. O Campus Palmas, além de anfitrião do 1º JIF, entra para a história com o maior número de vitórias, nas modalidades individuais e nas coletivas. Também não é para menos, além de toda a infraestrutura física, como piscina, ginásio, pista de corrida, entre outros, a unidade dispõe de uma licenciatura em Educação Física, única entre os 14 campi do IFPR – o que não diminui em nada a vitória dos acadêmicos.

O Campus Umuarama obteve a terceira colocação nas seguintes modalidades: vôlei masculino, vôlei feminino e na prova dos 50m nado livre. A delegação umuaramense também foi considerada, pelos participantes dos jogos, uma das equipes mais animadas, fazendo a festa em todas as partidas que participou.

Veja, a seguir, a tabela com a classificação completa.