Umuarama participará do 1º JIF Paraná – Campus Umuarama

Umuarama participará do 1º JIF Paraná

Os campi do Instituto Federal do Paraná inscreveram competidores em todas as modalidades dos Jogos do Instituto Federal do Paraná (JIF Paraná), que ocorre no Campus Palmas neste fim de semana (dias 19, 20 e 21). Confira a lista de campus inscritos por modalidade aqui. Participarão diretamente do 1º JIF cerca de 300 estudantes em 16 modalidades, além das torcidas e dos técnicos e professores que trabalham no evento.  O Campus Umuarama será representado por 17 alunos-atletas em 6 modalidades.

Os Jogos foram definidos durante o 1º Seminário de Esporte e Lazer do IFPR, realizado em outubro, quando o Campus Palmas foi escolhido para sediar o evento. A escolha partiu de um projeto elaborado pelo professor de Educação Física do Campus, Cezar Ribeiro, além de terem sido considerados os aspectos de infraestrutura da unidade. Em termos de espaço físico, a cidade de Palmas abriga o maior Campus do IFPR. Para a próxima edição do JIF, as unidades de Foz do Iguaçu e Ivaiporã já se candidataram para sediar o evento.

Jogos Nacionais

Os Jogos do IFPR servirão de “aquecimento”, um preparo para a formação de equipes que representarão o Paraná nos Jogos Nacionais das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica, que serão realizados em 2011, provavelmente em Florianópolis-SC. Em 2010, o IFPR participou dos Jogos Nacionais e levou medalha de ouro com o aluno-atleta do Campus Curitiba, Nicolas Mocelin Sdroievski, que ficou em primeiro lugar nos 100 metros peito (ouro) e nos 100m livre (bronze).

Para o reitor do IFPR, professor Alipio Leal, independente das medalhas e da classificação, a importância do esporte está na integração. “Não temos foco competitivo, o objetivo não é conseguir medalhas, mas estimular a participação, possibilitar o convívio entre os estudantes e servidores de todos os campi e incentivar práticas saudáveis”, destaca. Leal também ressaltou que os jogos podem despertar talentos: “A questão é dar oportunidade”.

Segundo o coordenador de Ações Esportivas do IFPR, professor Francisco Paulo Trautwein, as modalidades escolhidas para o 1º JIF Paraná são resultado da análise sobre as condições de infraestrutura, disponibilidade de orçamento e recursos humanos de cada campi.

Ao todo, serão 16 modalidades: corrida rústica feminina; corrida rústica masculina; futsal feminino; futsal masculino; natação 25m feminino; natação 50m feminino; natação 25m masculino; natação 50m masculino; salto em altura feminino; salto em altura masculino; tênis de mesa feminino; tênis de mesa masculino; voleibol feminino; voleibol masculino; vôlei em duplas feminino; vôlei em duplas masculino.

O tênis de mesa masculino e o futsal masculino foram as modalidades com o maior número de equipes: 11 e 10, respectivamente. Na sequência, a modalidade de natação 25m masculino com 8 equipes, seguida pelo vôlei em duplas masculino com 7 equipes na disputa.