Projeto de ensino sobre a cultura do abacaxizeiro – Campus Umuarama

Projeto de ensino sobre a cultura do abacaxizeiro

O abacaxizeiro (Ananas comosus L. Merril) é uma planta de clima tropical que se adapta bem a solos arenosos e com acidez média, e pode ser uma alternativa para a diversificação da produção agrícola, principalmente quando se trata da agricultura familiar. Com base nessas informações e considerando as peculiaridades da região, os professores do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Umuarama, Odacir Antonio Zanatta, Cláudia Thomazella e Narciso Américo Franzin idealizaram um projeto de ensino sobre a cultura, que será desenvolvido juntamente com os estudantes da primeira turma do Curso Técnico em Agronegócio.

O objetivo do projeto é permitir aos estudantes uma visão geral de toda a cadeia produtiva da cultura, que envolve desde a análise de mercado, preparo do solo e correção de sua fertilidade, plantio, tratos culturais, colheita, processamento e comercialização. Neste dia 16 de setembro foi realizado o plantio das mudas, doadas pelo produtor Osmair Salustiano Santos, pai da estudante Jéssica Salustiano Santos que frequenta o curso, tem bom conhecimento sobre essa cultura, e que tem auxiliado os demais estudantes da turma a compreenderem toda a cadeia produtiva.