Alunos do Curso de Agronegócio do Campus Umuarama fazem visita técnica – Campus Umuarama

Alunos do Curso de Agronegócio do Campus Umuarama fazem visita técnica

No dia 27 de agosto os alunos do Curso Técnico em Agronegócios do Campus  Umuarama visitaram a Cooperativa de Produtores de Corumbataí do Sul-PR. A cidade de Corumbataí do Sul caracteriza-se por um relevo acidentado, uso intenso do solo e baixa renda dos pequenos agricultores, que são a maioria absoluta deste pequeno município. Porém, esta realidade está sendo transformada pela atuação dos próprios agricultores.

Inicialmente pela criação da APROCOR (Associação de Produtores de Corumbataí do Sul) e agora pela organização da COAPROCOR (Cooperativa Agroindustrial dos Produtores de Corumbataí do Sul). Estas instituições, criadas e capitaneadas pelos próprios agricultores, estão transformando a produção, qualitativa e quantitativamente, e também a vida dos envolvidos nas mesmas (produtores, técnicos e demais funcionários).

Os alunos, visando um contato pessoal com estas lideranças, estiveram em visita ao pequeno, mas ativo município de Corumbataí do Sul para realização de aula prática da disciplina de Cooperativismo e Associativismo, ministrada pelo Prof. e Eng. Agr. Tarcisio Miguel Teixeira.

A integração teoria e prática é uma prioridade no ensino técnico e atividades como visitas in loco cumprem esta função. O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Umuarama está, mesmo com os seus poucos meses de funcionamento, estabelecendo diversas parcerias e convênios para que os alunos desfrutem de contato direto com o setor produtivo, conforme a natureza do seu curso.

O IFPR e a turma de Agronegócios agradecem a diretoria da APROCOR e da COAPROCOR, nas pessoas dos senhores Olavo Aparecido Luciano e Gerson Rodrigues da Cruz, respectivos presidentes destas instituições. Também ficamos gratos pela cooperação do seu quadro técnico, que tão solicitamente nos atenderam. Enfim, nossos agradecimentos e reconhecimento a todos os associados que, apesar da difícil realidade da agricultura familiar no país, conseguem realizar tão brilhante exemplo de determinação e democracia para o Estado do Paraná.