Projeto Faça Arte no IFPR – Área do Forró e Arte Flamenca – Campus Umuarama

Notícias

Projeto Faça Arte no IFPR – Área do Forró e Arte Flamenca

Publicado em

Copiado!

Sabe-se que não há uma “inteligência geral”, mas um elenco múltiplo de aspectos da inteligência. De acordo com o psicólogo pesquisador Howard Gardner, o homem possui 7 tipos de inteligência: Linguística, Lógica, Motora, Espacial, Musical, Interpessoal e Intrapessoal.

Assim, para o ser humano chegar a um estágio pleno e ter mais sucesso nas várias dimensões da vida, é necessário que ele desenvolva e pratique as diversas formas de inteligência. Como permeia vários tipos de inteligências, a arte é fundamental para o desenvolvimento do ser humano e sua completa formação como agente transformador da realidade.

Dentro da dança é possível desenvolver todos os aspectos da inteligência. A Lógica é desenvolvida pelo ritmo e pela contagem da coreografia; a Motora e Espacial que se preocupa com os movimentos do corpo e qual o espaço estes movimentos ocuparão; a Musical que contempla a letra de um artista ou o timbre de instrumentos e por fim a Intrapessoal e Interpessoal que trabalham com o contato com outras pessoas, fazendo sempre uma reflexão sobre si mesmo.

A dança também estimula, favorece e/ou reforça outros itens, como a criatividade, a saúde, a qualidade de vida e o equilíbrio físico e mental. Além do prazer, ela ainda atua como um exercício aeróbico favorecendo assim o sistema cardio-vascular. É considerado lazer, entretenimento e esporte simultaneamente para seus adeptos praticantes, dispensando outros tipos de exercícios físicos para manutenção da saúde.

Área de Forró

Área de Forró é um projeto para pessoas que se interessam em primeiro lugar pela dança e cultura. Além de promover a cultura de nossas raízes, a dança também é indicada para pessoas exigentes que optam por um método alternativo de se exercitar e fazer amigos. O objetivo desse projeto é propiciar à comunidade maior conhecimento da cultura do forró, de suas técnicas de dança e seus variados ritmos. É dirigido a qualquer idade, não sendo necessário ser feito por casais. O curso será realizado em dois horários, um durante a semana e outro aos sábados.

Arte Flamenca

Arte Flamenca é um projeto voltado para pessoas que se interessam por dança, novidades e cultura, em especial pela cultura espanhola. Durante o curso, os alunos aprenderão técnicas básicas de sapateado e movimento dos braços, além de trechos de alguns ritmos flamencos, como Sevillanas, Rumba, Alegrias e Bulerías. O objetivo do projeto é sensibilizar a comunidade para a prática de atividades físicas, artísticas e culturais, ampliando as opções de acesso à cultura e à arte para a população de Umuarama e região. Pode ser feito por homens e mulheres, sendo que a idade mínima é de 12 anos. O curso de dança flamenca terá dois horários, sendo à tarde específico para o público de senhoras e à noite para as demais idades.

Topo