Reunião discute a promoção de um curso FIC para o setor moveleiro – Campus Umuarama

Reunião discute a promoção de um curso FIC para o setor moveleiro

Dando continuidade aos trabalhos que visam a implantação de um Arranjo Produtivo Local (APL) do setor moveleiro em Umuarama, no dia 10 ocorreu uma reunião com representantes desse setor, docentes e direção geral do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Umuarama, com o objetivo de promover um curso de Formação Inicial Continuada (FIC), voltado à capacitação de profissionais para o setor moveleiro marceneiro/tapeceiro.

Observa-se que diante das novas tendências do mercado, necessita-se cada vez mais de profissionais capacitados, motivo pelo qual durante a reunião obteve-se o cuidado não só com a exposição teórica, mas também com as atividades práticas a serem desenvolvidas com o curso FIC, buscando-se sempre renovar alguns conceitos, bem como aprimorar outros.

Durante a reunião foi demonstrada a preocupação que existe por parte dos representantes da comissão moveleira em montar uma escola de capacitação junto ao barracão do IBC, para proporcionar aos futuros técnicos condições de aulas práticas.

Na primeira fase de implantação do projeto serão selecionados tutores responsáveis pelas aulas práticas, sempre acompanhados pelos professores, que também ministrarão os conteúdos teóricos. Na seqüência haverá um processo seletivo, através de edital, que contemplará 40 candidatos, com previsão de início para aproximadamente 60 dias.

Destacamos a participação nesta reunião de Benedito Moreno dos Santos, “Tuca“, (representante da Secretaria de Indústria e Comércio e Chefe de Capacitação de Emprego e Renda), Adriano Pereira da Silva e Vinícius Milani (SEBRAE), Wanderlei Xavier (Presidente do SIMUR/Estofados Umaflex), Alessandro Balaroti (SIMUR/Balaroti), Davi Bicaio, Artur Bicaio e Alessandra Pataro (Estofados Hellen), além dos docentes do Campus Umuarama, entre eles Máriam Pereira (Professora e Coordenadora do Curso de Design de Móveis), Narciso Américo Franzin (Professor e Coordenador de Estágios do IFPR), Cláudia Thomazella, Claudio Luiz Mangini e Leandro Dias Lourenço (Professores do IFPR). A reunião também contou com a presença do Diretor de Ensino, Odacir Zanatta e do Diretor Geral do Campus Umuarama, Vicente Sandeski.