Alunos do Curso Técnico em Design de Móveis Apresentam Exposição de Maquetes – Campus Umuarama

Alunos do Curso Técnico em Design de Móveis Apresentam Exposição de Maquetes

No dia 15 de Julho passado, os alunos do primeiro período de Design de Móveis do IFPR fizeram um estudo e exposição de maquetes sobre o período Paleolítico e Neolítico como avaliação da disciplina História do Design sob a orientação da professora Máriam Trierveiler Pereira. O tema da exposição é a “Arte e o Design Através dos Tempos”.

Os períodos estudados fazem parte da Pré-História, época em que o homem não havia inventado ainda a escrita.

O período Paleolítico, que vai de 2 milhões de anos atrás até 12.000 anos a.C., também é conhecido como Idade da Pedra Lascada, época em que o ser humano era coletor e caçador e, portanto, nômade, sem residência fixa. Nesse período, o homem fazia ferramentas rudimentares elaboradas com pedras, ossos, conchas e madeira. As inscrições nas cavernas representavam cenas de caçadas e lutas.

O período Neolítico, de 10.000 a.C até 4.000 a.C., já é conhecido como Idade da Pedra Polida. Nessa fase da humanidade, o homem já dominava o uso do fogo, as técnicas da agricultura e domesticação de animais. Por esse motivo, passou a ser sedentário e habitar em aldeias. Nessa época os artefatos já eram mais elaborados com a utilização de cerâmica.

Para a confecção das maquetes os alunos utilizaram placas de isopor, tintas guache, areia, terra, galhos secos e galhos verdes, pedras, conchas, barbantes, massa de modelar, lã de aço, gel de cabelo e papéis diversos.

As maquetes ficarão expostas até dia 20/08 no hall de entrada do IFPR.