IFPR faz concurso para contratar professores em Assis Chateaubriand – Campus Umuarama

IFPR faz concurso para contratar professores em Assis Chateaubriand

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) realizou nesta semana as provas do Concurso Público para a contratação de professores do Ensino Básico Tecnológico para o Núcleo Avançado do IFPR de Assis Chateaubriand. No total foram seis vagas; duas na área de telecomunicações; duas na área de mecânica elétrica; duas na área de informática. Foram inscritos 40 candidatos, mas apenas 18 compareceram. As provas foram aplicadas na Casa da Cultura e os resultados publicados ontem, 16, através de editais, que estão disponíveis no local da aplicação das provas, e no site do IFPR: www.ifpr.edu.br. A carga horária para os professores são de 40 horas semanais em dedicação exclusiva (D.E.).

As provas foram aplicadas em etapas, de escrita e didática, onde os candidatos tinham que dar uma aula para uma banca examinadora; e, por fim, passar por uma avaliação de currículos e entrevistas. Cada etapa era eliminatória. “Esta é uma forma diferente de avaliar, e não de caráter objetivo, como acontece na maioria dos concursos no Brasil”, destaca o diretor do Campus do IFPR de Umuarama, Vicente Estevam Sandeski, responsável pelo Núcleo Avançado de Assis Chateaubriand.

Nas bancas examinadoras havia três membros; um titular, um relator e um membro de banca, sendo os professores, do IFPR, da UFPR e da UTFPR . Para o diretor, esta foi uma etapa para que se iniciem as aulas em Assis Chateaubriand. “A primeira foi a seleção dos alunos. Agora está acontecendo a seleção dos professores e na próxima etapa, que está marcada para o dia 9 de maio, será o concurso dos técnicos administrativos. Se tudo sair dentro do previsto, as aulas se iniciam no dia 24 de maio”, detalha Vicente.

Além dos candidatos do Paraná participaram professores da Bahia, Santa Catarina e São Paulo. Para muitos, o que é levado em consideração é a estabilização que o funcionário público possui. Para Evandro Cherubini Rolin, 37, gaúcho, mas que reside em Maringá, este será um novo e grande desafio. “Além de ser na minha área de formação, trabalhar na iniciativa pública vai ser uma novidades para mim. Sempre sou movido por desafios. “Espero estar entre os aprovados e vir morar em Assis Chateaubriand; acho que vou me adaptar nesta cidade”, conta Evandro, que prestou concurso na área de telecomunicações, afirmando que na prova caíram assuntos de que ele possui bastante domínio. “A metodologia escolhida aqui é descritiva, didática, com avaliação dos currículos. “É uma forma de avaliar bem os candidatos”, conclui Cherubini, que está entre os cinco professores aprovados no concurso. Com ele, também passaram nas provas, Darlon Vasata, de Corbélia; Cláudia Dell’Agnolo Petry, de Toledo; Everaldo Ribeiro Brinhole, de Vitória da Conquista, Bahia e Willi Gonçalves Osaka, de Florianópolis, Santa Catarina.

De acordo com Vicente, com a vinda de candidatos de vários estados do Brasil quem ganha com isso será o aluno. “O professor, que além de trazer o conhecimento, traz consigo a cultura do local de onde veio, e com isso outras maneiras de trabalhar. Este é um processo muito interessante” detalha o diretor.

As Bancas
Para a aplicação das provas e bancas examinadoras vieram nove professores. Wellinton Meira Dancini dos santos, Nilson Bueno Kominek e Gideo Villar Leandro, da disciplina de Engenharia Elétrica; Marcos Aurélio Pehek Laureano, Paulo Roberto Vieira Júnior e André Luis Schwerz, na disciplina de Informática; João do Carmo Lopes Gonçalves, Gilson Júnior Schiavon e Horácio Tertuliano dos Santos Filho, na disciplina de Telecomunicações – Engenharia Elétrica e Mecânica.

Estrutura
O apoio da Prefeitura foi imprescindível mais uma vez nesta etapa para a contratação de professores do IFPR, ao disponibilizar a estrutura da Secretaria Municipal de Educação através da Casa da Cultura e funcionários que ficaram à disposição da realização do concurso. “Mais uma etapa cumprida na missão de implantar um curso superior público em Assis. É motivo de alegria e de comemoração que dividimos com todos aqueles que se empenharam e não mediram esforços para que o IFPR fosse realidade”, ressalta o secretário de Educação, professor Anderson Sanita.

fonte: https://www.assischateaubriand.pr.gov.br